Capacitar os agentes públicos para que repassem, aos municípios, conhecimento sobre os direitos humanos à alimentação foi o objetivo da Capacitação para Elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social-SEDES, a capacitação durou dois dias, no bairro do Vinhais, em São Luís.
O município de Guimarães esteve representado por Olívia Gonçalves, secretária municipal de Assistência Social; José Mário, secretário municipal de Agricultura Familiar Pesca e Desenvolvimento Econômico; e Jairo Sousa Viegas, nutricionista da Segurança Alimentar e Nutricional da SASDECOM.
O resultado final da Capacitação é o Plano (principal instrumento da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que tem a duração de quatro anos. No decreto n? 7.272/2010, estão descritas as diferentes ações que competem aos governos municipais, estaduais e federais para acabar com a insegurança alimentar.
Os participantes discutiram temas como a elaboração do diagnóstico; organização das diretrizes; SISAN; SAN e DHAA; levantamento das ações; definição de estratégias; consulta pública; roteiro para elaboração do PLANSAN; orçamento e cronograma de execução; panorama do SISAN no Estado do Maranhão; monitoramento e avaliação; planificação das ações e os indicadores.
Vale destacar que os representantes vimarenses receberam todo o apoio logístico da prefeitura de Guimarães e voltaram atualizados com informações e estratégias para estruturar a política de Segurança Alimentar e Nutricional em nosso município.
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!