Ariomagno Ferreira Cartagenes
Ariomagno Ferreira Cartágenes, mais conhecido como Magno, nasceu em 19 de novembro de 1973, no Distrito de Cumã, em Guimarães. Filho de Soriano Cunha Cartágenes (in memoriam) e da professora aposentada Conceição de Maria Ferreira Cartágenes, Magno é o quinto dos cinco filhos do casal. Cresceu em um ambiente familiar que prezava pelos ensinamentos cristãos, cultivando valores como humildade e a vida simples, essenciais para enfrentar as adversidades da vida.
Magno iniciou seus estudos no Distrito de Cumã, na Escola João Goulart Nunes. Aos 15 anos, ingressou no colégio interno Escola Agrotécnica Federal do Maranhão, na capital São Luís, onde se formou como Técnico em Agropecuária. Sua primeira atuação profissional foi em 1992, quando participou da implantação do Projeto Vila Gen, em Guimarães, demonstrando o grande potencial agropecuário da região.
Em seguida, prestou concurso público e foi aprovado para trabalhar na Embrapa do Pará, onde permaneceu por vários anos. Durante esse período, constituiu família com a senhora Jusceli Lopes de Oliveira, conhecida como Jô. Dessa união, nasceram seus quatro filhos: Ygor Gabriel, Stefany Caroline (in memoriam), Breno Felipe e Brenda Dandara.
Em 2005, Magno passou em concurso público para a AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária), ficando entre os primeiros colocados. Com a opção de escolher o município onde residiria, ele decidiu retornar a Guimarães, realizando um antigo sonho de morar novamente em sua terra natal, mais próximo de sua mãe, familiares e amigos.
Além de sua carreira no setor público, também se destacou na política local, sendo eleito vereador por dois mandatos consecutivos, sempre com uma expressiva votação. Em sua trajetória política, Magno teve a honra de ser presidente da Câmara Municipal de Guimarães por dois anos, onde se dedicou a promover melhorias para a sua cidade e seus cidadãos.