A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu, no dia 29 de novembro de 2024, a culminância da Feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), que envolveu alunos de diversas escolas da sede e da zona rural do município. O evento foi uma verdadeira demonstração de talento e criatividade, com a produção e comercialização de alimentos, lanches, plantas, produtos artesanais e itens ecológicos, todos desenvolvidos pelos próprios estudantes.
A Feira JEPP marcou o encerramento de três meses de aprendizado, nos quais teoria e prática se uniram para fortalecer as habilidades empreendedoras dos alunos. Durante esse período, os estudantes vivenciaram o processo de planejamento, execução e gestão de seus próprios empreendimentos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
A iniciativa contou com a participação de escolas como a UEB Dr. Urbano Santos, a Escola Jardim de Infância Professor Edson Anchieta, a UEB Manoel Martins, localizada em Damásio, a UMI Mateus Henrique Belo, em Cumã, a Escola Sousândrade, em Monte Alegre, além das escolas de Jenipaúba, Arthur Raimundo Farias e Maria Firmina dos Reis, em Maçaricó.
Misclene Louzeiro, coordenadora do projeto JEPP, destacou a importância do evento: “Foi um dia de muita alegria e orgulho para todos nós envolvidos no Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos. Ver o empenho, a criatividade e a dedicação de cada um dos nossos alunos durante a culminância da feira é a maior recompensa por todo o esforço realizado ao longo desses três meses. O JEPP não é apenas uma disciplina, é uma experiência transformadora. Ao colocarem em prática o que aprenderam, nossos estudantes não só desenvolveram habilidades empreendedoras, mas também aprenderam a trabalhar em equipe, a se organizar e a visualizar seus próprios projetos. A feira é a materialização do aprendizado deles e de todo o nosso trabalho conjunto. Quero parabenizar cada aluno, educador e toda a comunidade escolar que se dedicou para que este evento fosse um sucesso. Esse projeto não só prepara nossos jovens para o mercado de trabalho, mas também os inspira a ser protagonistas de suas próprias histórias. Continuaremos a investir em projetos como este, que promovem o empreendedorismo e a formação de cidadãos mais críticos e criativos.”
O JEPP vai além de uma simples disciplina, proporcionando aos alunos uma experiência completa que envolve planejamento, criatividade e execução. A proposta é incentivar o espírito empreendedor desde cedo, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e para a vida.
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!