Para ampliar o espaço de diálogo e debater as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes, foi realizado, na manhã de terça-feira, (25), o II Fórum Comunitário Selo Unicef 2021-2024, no Centro de Formação, em Guimarães.
Organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), o evento teve a participação de jovens e adolescentes envolvidos nas ações propostas pelo Selo.
Através do Selo, são identificadas as demandas, desafios e oportunidades de desenvolvimento local que possam contribuir para a construção de políticas públicas mais efetivas e inclusivas. Daí a importância do Fórum Comunitário do Selo Unicef, constituindo-se como um espaço de diálogo e articulação entre diversos atores da comunidade vimarense para discutir e promover ações em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes. As ações reúnem representantes da sociedade civil, poder público, instituições educacionais e demais autores locais, possibilitando a troca de experiências, a definição de prioridades e a elaboração de estratégias, conjuntos para enfrentar questões como Educação, Saúde e proteção e participação social.
Estavam presentes o prefeito Osvaldo Luís Gomes, as secretárias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, respectivamente Olívia Gonçalves, Marinilde Machado e Joselita Ramos; o secretário do Meio Ambiente, Reginaldo Lopes; o subtenente da Polícia Militar, Reginaldo Gomes; estudantes técnicos e enfermeiros da Humanizar; coordenadores e técnicos das secretarias; a diretora da Unidade Mais Integral Henrique Belo, Yasmin; a gestora política da Busca Ativa Escolar, Alice Sá; o coordenador do Conselho Tutelar, Nelson Maciel; a presidente do CMDCA Janilce Pontes; a coordenadora da Unidade Mais Integral, Mateus Avelar, Nádia Mirella; representando todos os adolescentes do NUCA, a adolescente Dandara Cártagenes; colaboradores da gestão; pais e responsáveis, totalizando 162 pessoas.
Guimarães segue comprometido com o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Estamos rumo à certificação do Selo Unicef edição (2021-2024).
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!