Educação

SEMED realiza 1º módulo do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem 2024

Nos dias 06 e 07 de junho, no Centro de Formação do bairro Bela Vista, a secretaria municipal de Educação promoveu o 1º. módulo do Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem 2024. Participaram da experiência os professores, coordenadores e gestores escolares da Educação Infantil e Alfabetização do (1º e 2º ano).

No contexto atual, o eixo Educação Infantil do Pacto atende aos professores, gestores e coordenadores das creches; o eixo Alfabetização contempla os coordenadores e professores das turmas de 1º e 2º anos e o eixo Gestão atende gestores e coordenadores da Alfabetização.

No eixo Alfabetização, as Articuladoras Pedagógicas municipais, professoras Kênia Barbosa e Silva Fonseca, lideraram a formação com o tema "Conhecer, Intervir e Refletir: a Avaliação Diagnóstica como Referência para o Planejamento".

No eixo Educação Infantil, a condução ficou a cargo da Articuladora professora Margareth Sales, que ministrou a formação para gestores e coordenadores das creches com o tema: “Gestão: parceria creche - família”. O tema para os professores e coordenadores das creches foi: "O Papel do Adulto na Interação com as Crianças Pequenas para o Desenvolvimento da Linguagem".

O eixo Gestão foi conduzido pela Articuladora Municipal, professora Rosiléia Reis, abordando o tema “A Atuação da Gestão Escolar no Processo de Ensino e Aprendizagem através do Acompanhamento na Sala de Aula”, direcionado aos coordenadores e gestores escolares da Alfabetização.

"A nossa formação tem como objetivo principal repassar conhecimentos e ferramentas para que os professores possam aplicar em sala de aula. Uma das propostas com esse tema é justamente mostrar, ao professor, como utilizar os resultados de uma avaliação diagnóstica, uma ferramenta de sondagem que identifica os pontos fortes e fracos dos alunos", destaca a articuladora pedagógica Kênia Barbosa. Segundo Rosiléia Reis, "a proposta de trabalho é focar nas dificuldades dos alunos para que eles possam progredir”.

Para detectar essas dificuldades de aprendizagem, a avaliação diagnóstica é fundamental, pois permite que o professor planeje suas aulas com mais eficácia, criando estratégias e recursos para desenvolver habilidades ainda não dominadas pelos alunos, especialmente durante a fase de alfabetização.

O Pacto pela Aprendizagem é uma parceria entre o Estado e o município, visando fortalecer a aprendizagem das crianças na fase de alfabetização, abrangendo os eixos da Educação Infantil, Alfabetização e Gestão.

 

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