Com o objetivo de destacar a valorização e preservação da cultura indígena, a Comissão Municipal de Articulação de Políticas Públicas para o povo indígena Tupinambá (COMAPIT) realizou hoje (6), a primeira Assembleia Geral de 2024, no Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC).
A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Olívia Gonçalves, o secretário municipal de Agricultura, José Mario, representantes das comunidades indígenas de Guajerutiua, Boa Esperança, Puca e Genipaúba, membros da comissão, simpatizantes, e representantes indígenas e não-indígenas reuniram-se para assistir à apresentação do Plano Municipal Anual de Articulação de Atividades, conhecerem a nova articuladora municipal e representante da sociedade civil em contexto urbano. Também tiveram a oportunidade de entender a introdução do Programa Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que facilita o acesso a políticas públicas para agricultores e empreendedores familiares rurais.
Um ponto alto da reunião foi a apresentação da ATA de contexto urbano para pessoas que se autodefinem como indígenas. Elenilde Rabêlo, Tupinambá e articuladora da COMAPIT, enfatizou a importância dos esclarecimentos e incentivou aqueles que permanecem com dúvidas para buscarem informações no próprio CDC, junto à coordenadora Marinalva Lopes, ao coordenador de Igualdade Racial, Josenilson Carvalho ou com a própria Elenilde.
Também participaram do encontro a atual presidente da comunidade indígena de Araoca, a agente comunitária de saúde Izailde; a diretora de Proteção Social Básica, Simone Cunha; e o vice-presidente da COMAPIT, Paulino Rabêlo Junior.
Desde 2022, a COMAPIT tem se dedicado ao resgate e fortalecimento da identidade dos povos indígenas nas comunidades, promovendo ações voltadas para a preservação cultural e ao acesso a políticas públicas, especialmente para quem está distante de suas raízes tradicionais. A Assembleia representa mais um marco no compromisso contínuo da Comissão em prol da comunidade indígena Tupinambá.
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!