O Município de Guimarães participou da 2ª edição do Ato Aquilombar, realizado em Brasília no dia 16 de maio de 2024, com o tema “Ancestralizando o Futuro”. Representando o município, estiveram presentes o Coordenador de Igualdade Racial, Josenilson Brito de Carvalho, e Leudiane Melo Cardoso. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o Ministro da Cultura, Megadeth Menezes. Uma das principais demandas apresentadas foi a titulação dos territórios quilombolas.
O Ato Aquilombar é um marco na luta pelos direitos das comunidades quilombolas. Na sua primeira edição, o foco foi na titulação dos territórios, segurança alimentar e nutricional, educação, saúde e políticas públicas específicas. A segunda edição, com o tema “Ancestralizando o Futuro”, foi um evento de um dia, com palestras, performances culturais, exposições artísticas, feira temática quilombola, rodas de conversa, lançamentos de dados e iniciativas sociais, culminando com uma marcha até o Congresso Nacional.
Organizado pela Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), o evento reuniu cerca de 5 mil quilombolas em Brasília. O Coordenador de Igualdade Racial, Josenilson Carvalho, destacou a importância da participação no evento para representar as 18 comunidades quilombolas, além de terreiros e povos tradicionais de Guimarães. “Aproveitei a oportunidade para reivindicar à Fundação Palmares a agilidade na certificação das comunidades de Santa Luzia e Itapecuru, que ainda não receberam o certificado de comunidades quilombolas. Tanto em Brasília quanto em agenda em São Luís, é através dessas reivindicações que garantimos os benefícios decorrentes das políticas públicas destinadas aos quilombos”, afirmou Carvalho.
O Ato Aquilombar continua a ser um evento essencial para fortalecer a luta e a visibilidade das comunidades quilombolas no Brasil, promovendo a união e o engajamento social em prol dos direitos dessas populações.