Professores e demais colaboradores da Educação participaram de uma capacitação em noções básicas de primeiros socorros, conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. O treinamento abrangeu a Educação Infantil e o Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano e durou três dias.
O objetivo foi dotar os profissionais das habilidades necessárias para agir em situações emergenciais, na ausência imediata de assistência médica especializada, proporcionando-lhes conhecimentos essenciais em primeiros socorros.
Destaca-se que esta é a primeira vez que os profissionais da rede municipal de Educação recebem uma capacitação desse porte. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, ministrado pelo 2° Tenente BM Erick e o 3° Sargento BM Uadson.
Garantir maior segurança e cuidado aos alunos, promovendo a capacitação dos educadores para lidar com eventualidades críticas, até a chegada de socorro especializado foi mais um dos focos da capacitação em cumprimento à Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/18).
LEI LUCAS
Lei Lucas A Lei Lucas foi sancionada em 4 de outubro de 2018, em homenagem ao garoto Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu após engasgar com um alimento durante um passeio escolar em 2017.
No momento do incidente, nenhum dos profissionais da área da educação que acompanhava as crianças tinha noção de primeiros socorros. Lucas sofreu várias paradas cardiorrespiratórias, foi socorrido pelo SAMU-192, mas não resistiu.
Portanto, a Lei nº 13.722/18 torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários das redes pública e particular de ensino.
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!