Nota de pesar

MORRE AOS 80 ANOS, PADRE WILLIAM GUIMARÃES

Padre William Guimarães da Silva nasceu em 21/02/1942, em Santa Rita dos Cardosos, município de Guimarães.

Filho de José Custódio da Silva e de Maria Raimunda Guimarães da Silva. Aos 13 anos de idade, mudou-se para a sede de Guimarães, onde os missionários canadenses, nessa época, desenvolviam um importante trabalho pastoral e educacional. Em sua terra natal, fez os estudos primários, morou no internato São José, cursou o ginásio, se formou professor na Escola Normal Nossa Senhora da Assunção.

Sob a orientação dos padres canadenses João Caya e Marcelo Pepin, entrou para o seminário menor em Guimarães, em 1958.

Cursou Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes, em São Paulo; Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em sua formação, passou pelos seminários de Fortaleza, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e, na Itália, no seminário de Roma.

Foi ordenado sacerdote secular da Diocese de Pinheiro, em 05/01/1973, na cidade de Santa Helena, sua primeira paróquia, tendo celebrado a primeira missa em Guimarães.

Na Diocese de Pinheiro, dentre outras atribuições foi:

Pároco de Santa Helena (1973 – 1994).

Pároco de Alcântara (1995-1997),

Pároco de Guimarães (1997-2004),

Pároco de Alcântara (2013-2019)

Ecônomo da diocese, Vigário Geral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Professor, diretor, paramédico e assessor jurídico.

Importante liderança política da região, com destacada atuação estadual, foi prefeito de três municípios

Santa Helena (1989 -  1992)

Guimarães (2005 – 2008)

Guimarães (2009- 2012)

Alcântara (2021-2022)

Foi ainda presidente do Consórcio Conguarás, no período 2010-2012, que envolve 10 municípios do Litoral Ocidental Maranhense.

Enquanto gestor do município de Guimarães, Padre William prestou relevantes serviços, destacando-se o calçamento de inúmeras ruas da sede e Cumã, concursos públicos, cursos da UFMA e UEMA, qualificação profissional aos jovens, rodoviária, Ginásio Rubem Teixeira Goulart, Ginásio de Damásio, Ginásio de Cumã, Praça São José, Praça da Bíblia, em Cumã, Reforma da Praça dos Sagrados Corações, abrigo Turístico em Araoca, aquisição de ônibus escolares, implantação de creches, promoção de festividades culturais, Estádio de Guimarães e Cumã, Unidade Básica de Saúde de Araoca.

Suas obras como gestor público revelam uma trajetória inteiramente dedicada ao bem estar e à qualidade de vida dos cidadãos. Sua vida como missionário é um exemplo para todos e, em especial para aqueles que fomos agraciados com sua convivência, ficará a eterna lembrança do amigo de fé de todas horas.

Mais em Nota de pesar

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000