Saúde

Prefeitura de Guimarães continua realizando ações de enfrentamento ao COVID-19

Desde meados do mês de março, a prefeitura de Guimarães vem operando diversas ações de enfrentamento ao Covid-19, doença infecciosa causada pelo coronavirus, vírus que dissemina a pandemia pelo mundo.

 

O município foi pioneiro na região na instalação de barreiras sanitárias, nas proximidades de Ceará, Pareaua, Boa Esperança, Rodoviária e agora, Portal da Cidade, com equipes de funcionários municipais, policiais militares e voluntários, e foi um dos primeiros municípios maranhenses a elaborar decretos com medidas preventivas em relação ao vírus, resguardando a população desse contagio, os decretos municipais 34/2020, 36/2020, 37/2020, 39/2020, 40/2020, 41/2020, 42/2020.

 

 

- O município promoveu também lives culturais com artistas locais, para garantir o entretenimento das pessoas que permaneciam em quarentena em suas casas;

 

- Colaborou com a casa lotérica e correspondentes bancários na organização do fluxo das filas, a fim de se evitar aglomerações e por conseguinte, a propagação da doença.

 

- Mascaras artesanais tem sido confeccionadas por funcionários do CAPS e do Centro de Convivência, com colaboração também de voluntários da sociedade civil a exemplo da Família do Sr José Francisco e de costureiras locais.

 

- A Vigilância Sanitária com apoio da Policia Militar vem realizando um exaustivo trabalho de notificação de bares e demais estabelecimentos comerciais que descumprem regras e promovem a aglomeração de pessoas em seus ambientes. Nos últimos dias, a vigilância sanitária vem intensificando as fiscalizações aos comércios, transportes, locais públicos e privados.

 

- Setores da administração municipal vêm oferecendo atendimentos e orientações via telefone ou à distância para diminuir o contato físico.

 

Até então, as ações da gestão municipal estavam voltadas para a prevenção. No momento atual, o quadro da pandemia no Maranhão, se modificou. O epicentro da pandemia no Maranhão se concentrava na região metropolitana de São Luís, porém, em 21 de maio, 94,80% dos novos casos positivos de Covid-19 no Maranhão já estão fora da Grande Ilha. Esse cenário muda uma estratégia baseada na prevenção para a de enfrentamento real da doença já instalada em nosso município, conforme demonstram nossos últimos boletins municipais, tendo casos confirmados de óbitos, que lamentamos profundamente e nos solidarizamos com seus familiares.

 

Por isso, mais do que antes, o trabalho da Prefeitura para minimizar os efeitos da pandemia em Guimarães tem sido intensificado, o serviço é diário e está sendo desenvolvido em todas os setores, a começar pelas Enfermeiras do PSF (Programa Saúde da Família) e pelos Agentes comunitários de Saúde, que monitoram os casos de pessoas de quarentena em suas residências.

  

- Desde o dia 12 de maio, a prefeitura disponibilizou os serviços do Centro de atendimento de síndromes gripais e apoio psicológico, cujo atendimento pode ser agendado pelo numero 98 981495670.

 

- Havendo necessidade de internação, o Hospital Municipal foi preparado com leitos para abrigar pacientes suspeitos ou testados positivo para o coronavírus. Caso haja agravamento da doença, os pacientes são encaminhados para os hospitais de Cururupu (com respiradores artificiais) e Pinheiro (com UTI).

Muito em breve, o município contará com o prédio da Vila Gen que está sendo preparado pela prefeitura para acolher pacientes com coronavirus, servindo como unidade de apoio ao hospital, disponibilizando leitos para os pacientes em isolamento.

 

 

- A rede municipal conta ainda com seus médicos especialistas e da saúde da família, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de farmacêuticos, psicólogos e fisioterapeutas, tudo no sentido de fortalecer o sistema de saúde neste momento delicado. Em paralelo, os dentistas continuam seus atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

 

- Em termos de recursos financeiros, o município recebeu do Governo Federal, duas parcelas do Credito Extraordinário de Enfrentamento da emergência de Saúde Nacional para o combate ao corona vírus. A primeira parcela foi creditada no dia 31 de março no valor de R$ 27.428,40 e a segunda no dia 13 de abril no valor de R$ 57.889,77 reais.

 

- Com esses recursos o município adquiriu lotes de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, para o trabalho seguro na saúde (máscaras, toucas, aventais, álcool, óculos de proteção, luvas de proteção, oxímetros de pulso, macacões de segurança, protetor facial, termômetro digital, dentre outros), aquisição de medicamentos gerais e específicos a exemplo de azitromicina, constando ainda da relação, Ivermectina e outros medicamentos a serem adquiridos na próxima semana, bem como a aquisição de mais EPIs, de acordo com o calendário de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, cuja copia foi enviada ao Ministério Publico.

 

- A administração municipal adquiriu também, testes rápidos, que são um aliado importante no trabalho de bloqueio da transmissão do novo coronavírus, pois com esse exame as nossas equipes de saúde saberão, com maior rapidez, se os pacientes têm ou não a doença.

 

- Os recursos estão direcionados também para contratar mais profissionais da saúde, mediante pagamento de bolsas, e de agentes de segurança publica, mediante pagamento de diária, com cada real sendo usado rigorosamente no combate ao coronavírus. Cabe ressaltar que o Conselho Municipal de Saúde vistoriou e constatou a aquisição dos EPIs, medicamentos e demais itens mencionados.

 

- A gestão municipal esclarece ainda que circula nas redes sociais falsas informações que a Prefeitura teria recebido 1 milhão de reais do Governo Federal para ser utilizado em ações de combate ao coronavírus. Trata-se de um projeto de lei que já foi aprovado pelo Senado e Câmara Federal, aguardando ser sancionado pelo Presidente da Republica, o mesmo cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, portanto, os municípios ainda não foram contemplados com tais recursos.

 

- A prefeitura esclarece também que está realizando todos os tramites legais para reverter a merenda escolar em kits de alimentos a serem entregues para as famílias dos alunos assistidos pela rede municipal de ensino, que no momento estão com as aulas suspensas devido à pandemia. A Secretaria Municipal de Educação está fazendo o planejamento e distribuirá os kits da merenda escolar, sob a fiscalização do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, órgão colegiado que comporta membros do poder publico e da sociedade civil.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Guimarães

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIMARãES

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00

Contato: (98)98560-0841