Guimarães participará da II Copa Quilombola

O município de Guimarães, representado pelo seu Secretário de Esportes, Juventude e Lazer, José Henrique Schalcher fez a adesão na II Copa Quilombola, cuja primeira edição ocorreu no ano de 2016. A equipe de futebol vencedora do torneio realizado em Guimarães representará o município na capital São Luís, numa competição envolvendo outros 16 times.

O Governo do Estado e parceiros realizaram neste início de semana o lançamento da

A Segunda Copa Quilombola de Futebol Troféu Negro Cosme, é evento esportivo que envolve quilombos de dezesseis cidades do Maranhão, visando a integração das comunidades por meio do esporte. A Copa Quilombola de Futebol é realizada pelo Instituto de Solidariedade e Inclusão Social (Solis) com patrocínio da Cemar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e tem o apoio do Governo do Maranhão através das Secretarias de Estado da Igualdade Racial e do Esporte e Lazer.

O secretário Gerson Pinheiro declara que serão aproximadamente 160 comunidades a participar e que os jogos serão momentos de confraternização e de fortalecimento identitário. “São ações afirmativas que se somam às demais agendas do governo Flávio Dino para a população negra, como as rotas quilombolas, caravana quilombola, saúde integral da população negra e respeito à religiosidade africana”.

Para participar desse evento esportivo os atletas devem morar nos quilombos dos municípios participantes do torneio e as prefeituras municipais comprometer-se em ceder os campos de futebol, transportes para as equipes locais e ambulância com atendimento médico no local da disputa, que acontece sempre em quilombos.

Participam desta Copa Quilombola 16 municípios do Estado com grande quantidade de comunidades quilombolas: Anajatuba, Itapecuru, Serrano, Olinda Nova, Bequimão, Cajapió, Alcântara, Santa Helena, Presidente Vargas, Monção, Lima Campos, Santa Rita, Igarapé do Meio, Vargem Grande, Codó e Matinha; cada município conta com doze equipes de atletas, totalizando 192 times.

A primeira edição do torneio aconteceu em 2016 e envolveu atletas quilombolas de 12 municípios, com 168 equipes participantes, 287 jogos e 4.536 atletas e técnicos. A fase final aconteceu em São Luís e os atletas de Serrano do Maranhão foram os grandes vencedores; em segundo lugar ficou o time de Monção e em terceiro, a equipe de Alcântara.

Mais em Esportes